domingo, 16 de novembro de 2014

Anatomia de um Guilty Pleasure:
Músicas Românticas

Olá Pessoal!!!

Hoje começarei mais uma nova categoria de artigos, Anatomia de um Guilty Pleasure, onde eu pego algo que eu adoro, mas tenho vergonha de admitir. Apesar de hoje ter escolhido músicas, essa categoria vai ser usada também em filmes, jogos, coisas do cotidiano, entre outros.

Resolvi escolher esse assunto porque músicas românticas são algo que geralmente caem para o lado mela cueca da coisa, sendo muitas vezes ridículas, risíveis e bem idiotas em geral. Mas eu não ligo, tem algo sobre elas que me agrada, algo que eu não sei, mas espero descobrir ao escrever esse artigo.

Então colocarei e dissertarei sobre minhas músicas românticas favoritas (e que são bem idiotas).

Kiss From A Rose – Seal



A imagem do Batman já não estava muito boa quando Batman Eternamente estreou nos cinemas, após essa escolha da trilha sonora do filme não havia dúvidas que o novo Batman era muito mais sensível do que deveria.

Ainda mais com um clipe onde um negão que parece o Alexandre Pires está de camisa desabotoada com o símbolo gigante do Batsinal atrás (ui) dele. Digam o que quiserem, é inegavelmente bem sugestivo.

Kiss from a Rose é minha música favorita das que eu escolhi pra esse artigo, eu adoro essa música, acho que seja porque ela tem momentos bem calmos e pequenas explosões mais fortes (you’re my power, my pleasure, MY PAIN!!!), e ao analisar a letra, vi que o autor compara a amada ou o amor em si como uma droga poderosa, em trechos como “to my you like a growing addiction” e “Love remains a drug that’s the high not the pill”. Pra mim, esse é ótima descrição de como é estar apaixonado, é uma mistura de conforto e desespero.

Seal está longe de ser um mal artista, mas é inegável que essa música é bem mela cueca, ainda assim eu gosto muito dela, tanto que eu só via essa bosta de filme pra ouvir ela nos créditos.

Melhor trecho: Power, Pleasure, Pain, como já citado acima.

Wonderwall – Oasis


Eu odeio Oasis, a parte instrumental é boa, mas eu odeio as vozes dos Gallaghers, e eles são uns belos babacas na vida real. Então é muito difícil explicar por que eu gosto dessa canção, ainda mais pelo fato dela ter sido tocada infinitas vezes por milhares de covers pela internet, na rua e em círculos de amigos, qual grupo não tinha um “músico” que vinha encher o saco tocando isso ou legião urbana?

Eu diria que gosto da letra e de toda parte acústica, eu admito que ela é uma música muito bem construída, não exatamente mela cueca, ela está aqui porque ela foi tocada incontáveis vezes até que todo mundo a odiasse. Mas eu ainda gosto dela.

Melho trecho: I don’t believe that anybody feels the way i do, about you now”

Iris – Goo Goo Dolls


Da trilha sonora de Cidade dos Anjos com a escolha de algum gênio de Hollywood de colocar Nicolas Cage num filme romântico. O que me encanta nessa música é que ela tem momentos épicos (1:59 – 2:37) e sua letra é nada convencional, ela combina com o filme (um anjo observa a vida de uma médica por qual ele se apaixona), mas pra nós, ela fala sobre um Stalker foda do qual o desejo é que a mulher ao menos saiba que ele exista, como essa música é poderosa, você sente a dor e até simpatiza com o sujeito. Amor platônico e ainda por cima com um toque assustador é algo que não se vê todo dia.

Melhor trecho: “When everything’s meant to be broken, i just want you to know who i am”

Have You Ever Really Loved a Woman? – Bryan Adams


Bryan Adams é um dos mestres da música mela cueca internacional, então não podia faltar aqui. Eu não gosto das outras músicas dele, mas essa se sobressai pra mim pela vibe espanhola que ela tem (que eu gosto).

Também de uma trilha sonora, de Don Juan de Marco com Johnny Depp e Marlon Brando, acho que essa música é perfeita pra descrever um conquistador lendário como Don Juan.

Melhor Trecho: “When you find yourself lying helpless, in her arms”

She Will Be Loved – Maroon 5


O Primeiro álbum do Maroon 5 é um grande guilty pleasure pra mim, eu adoro músicas como This Love e Harder to Breathe, apesar de hoje o Maroon 5 ser um belo cocô de uma banda.

Seria meio frio dizer que eu ri dessa música a primeira vez que a ouvi? Porque eu achei tão mela cueca e exagerada que eu achei engraçado, ainda mais no clipe onde o babaca do vocalista se envolve com a moça e a mãe dela também.  Pra falar a verdade eu só coloquei nesse artigo porque eu gosto de ver o Adam Levine se ferrando mesmo.

Melhor trecho: Adam Levine acabando sozinho por ser trouxa.
                                                
What Goes Around, Comes Around – Justin Timberlake


A única coisa que eu lembrava dessa música era o clipe com a Scarlet Johansson, mas ao ouvir de novo eu vejo que uma música decente (no nível guilty pleasure ainda), é bem chiclete e o Timberlake parece um cara legal (diferente do citado acima), o que é difícil de pensar depois de anos sendo o cabelo de miojo do N’Sync.


Clássico

Melhor trecho: Scarlet Johansson goes around, comes around.

Forever – Kiss


Kiss tem um belo repertório de mela cueca em sua carreira, mas Forever ganha por ser a mais famosa, eu acho estranho uma banda de rock cantar sobre passar a eternidade com a amada, sendo que o Kiss deve ter tido mais de 250 mil groupies ou mais até hoje, Forever é um pedido de casamento de calmaria depois de anos de putaria desenfreada.

 Melhor trecho: Until my life was through, girl i’ll be loving you forever”

Is This Love – Whitesnake


Is this love é puro anos 80 na sua cara, essa música não poderia ter sido lançada em nenhuma outra época, quando eu a escuto me sinto dirigindo um carro de madrugada nos anos 80, com neon gritante refletindo no carro. Essa música tem mais valor nostálgico pra mim, porque meu pai colocava essa música o tempo todo, e ver aquela mulher do clipe quando eu tinha uns 9 anos me deixava com sentimentos esquisitos, que é claro, só fui entender bem depois.

Melhor trecho: Wasted days, and sleepless nights, And I can't wait to see you again

E o Guilty Pleasure para dominar a todos:

I Don’t Wanna Miss A Thing - Aerosmith


I Don’t Wanna Miss A Thing é uma música única, porque você só pode se identificar com ela se seu pai for o Bruce Willis, seu namorado o Ben Affleck e a terra esteja a beira do fim com um meteoro gigante. A letra dessa canção é a coisa mais mela cueca e exagerada de todas (Then i kiss your eyes???). o pior que isso foi na época mais trash do Aerosmith, onde tudo era exagerado e megalomaníaco (eu amo essa época, por sinal), então essa foi a master baladinha do universo.

Eu acho que tem dois finais alternativos pra Armageddon, em um deles o meteoro ouve essa música, fica emocionado e dá meia volta longe do planeta. No outro o Steven Tyler aparece e engole o meteoro com sua boca gigante. Melhor que Bruce Willis morrendo pra dá lugar pro Ben Affleck, isso foi sacanagem.

Melhor trecho: tudo, a música, a letra, a banda e o background. E a Liv Tyler é claro.

Faltaram milhares de outros guilty pleasures românticos, mas eu coloquei esses por serem os que eu lembrei agora. Acredito que haverá uma sequência para esse artigo. Faltou falar de Bon Jovi e outras tentativas de bandas de rock lançarem baladinhas também. Ainda pretendo fazer um com nu metal adolescente zoado e bolado xingando muito no twitter e músicas pop que me fazem questionar minha sanidade por gostar delas.


Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário