segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os filmes favoritos do autor: Drive (2012)



Olá pessoal!

Antes de começar o artigo, só uma pequena nota sobre o hiato de seis meses no blog(como se alguém ligasse), eu tive vários problemas que eu tinha que resolver, estava sem vontade de escrever e até pensei em excluir o blog, mas ultimamente minha vontade está voltando, porque sinceramente, é isso que eu gosto de fazer, escrever sobre várias coisas, mesmo que não valha realmente a pena. É um bom passatempo para mim, além de novos artigos, de agora em diante também irei traduzir e legendar videos de pessoas que admiro no You Tube, o primeiro eu já postei, era sobre Game of Thrones e os paralelos históricos entre ficção e realidade, o vídeo original é de Kyle Kallgreen, antigo membro do Channel Awesome, o material é muito interessante e eu tive que mostrar para mais pessoas, por isso eu decidi traduzi-lo, também pretendo traduzir alguns vídeos do canal Renegade Cut e do crítico de cinema Chris Stuckman em breve.

Agora, de volta ao normal.

Hoje irei começar uma nova linha de artigos, onde falarei dos meus filmes favoritos, Inicialmente eu ia fazer um top 25 falando brevemente sobre cada um, mas ao começar a escrever, descobri que era bem difícil de resumir minhas impressões sobre esses filmes sem se alongar mais do que deveria, e que eu teria vários artigos para escrever se eu dedicasse cada um para um filme só, assim tendo mais material para o futuro.

Vale lembrar que esse não é um ranking, eu gosto de todos os filmes da lista por razões diferentes, então não há numeração nenhuma, são apenas filmes que eu pessoalmente gosto bastante.

Então, o primeiro artigo será sobre Drive, filme de 2012 dirigido por Nicolas Winding Refn e estrelado por Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks e Ron Perlman.

Drive (2012)
Dirigido por Nicolas Winding Refn




Drive é um filme importante para mim por vários fatores, eu diria que foi o filme certo na hora certa, ele ficou apenas uma semana em cartaz na minha cidade, e em pouquíssimos horários, então foi muita sorte eu ter conseguido assisti-lo no cinema, há também varias razões emocionais envolta dele.

Antes de falar mais a fundo, devo dizer que Drive não é para todos os gostos, muita gente odiou na época, muito por culpa do marketing, o trailer fazia parecer um filme de ação no estilo Velozes & Furiosos, e Drive é exatamente a antítese disso.


O filme é bem lento, com poucos diálogos e a atmosfera em geral é bem opressora, ele é calmo no inicio mas logo ele explode em violência brutal e suspense, se você for assistir, pense num thriller e não em um filme de ação.


Mas Drive é também complexo, com um tom europeu devido ao diretor, Refn é inspirado por diretores surrealistas como David Lynch e Alejandro Jodorowsky, a vibe do filme é bem atmosférica, como um sonho, não exatamente surrealista, pois a história ainda é bem digerível, mas é certamente estranho.



Esteticamente falando, Drive é um dos filmes mais bonitos que já vi, a película inteira é um exercício de estilo, há varias cenas memoráveis com uma direção soberba, principalmente na cena do elevador, que descreve metaforicamente muito bem o filme.

Do bonito ao brutal

A trilha sonora é fantástica, que popularizou o gênero New Retro Wave, são músicas modernas com os sintetizadores e a vibe dos anos 80, que caem como uma luva no filme.


Além disso, temos várias metáforas aqui, a história é essencialmente uma adaptação do conto do Escorpião e do Sapo, que resumindo pra quem não sabe, é sobre um escorpião que quer atravessar um rio e pede para um sapo carregá-lo, o sapo fica com medo que o escorpião o pique, mas o escorpião garante que não irá machucá-lo, afinal, ele também cairia no rio se o picasse, o sapo concorda, mas no meio do caminho o escorpião pica o sapo, e o sapo pergunta porque foi picado, o escorpião então responde: "É minha natureza!".

Por isso o personagem usa uma jaqueta de escorpião, ele até cita o conto em um momento.


O personagem de Ryan Gosling, que curiosamente não tem nome no filme, sendo apenas chamado de "Kid'' e ''Driver'' por outros personagens, é um psicopata, por mais que ele tente negar, sua natureza sempre o leva a problemas, mas em um último ato, SPOILERS SOBRE O FINAL: ele abandona a amada e o filho dela, pois ele sabe que eles nunca estarão seguros com ele por perto.

Ele se tornou um herói por um momento, ainda que falho como todo ser humano.


Um fato curioso é esse filme inspirou fortemente o jogo indie Hotline Miami, até o marketing do jogo lembra bastante o estilo de Drive.


E pra quem me conhece pessoalmente, sim, eu comprei a jaqueta de dragão porque me lembrou de Drive.


Bem, é isso que tenho para falar sobre Drive, é um filme estiloso e violento, foi uma experiência única vê-lo no cinema, eu até tento imitar as caras de Ryan Gosling enquanto eu dirijo à noite.


Também é difícil de explicar porquê diabos eu tenho um martelo no porta-luvas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário