segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resenha de Game of Thrones: Quinta Temporada (2015)



Eu demorei pra entrar na onda do mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo, eu sou teimoso com coisas que fazem sucesso mas que não me conquistaram de primeira, e fico na dúvida se eu deveria assistir ou não. No inicio de 2013, resolvi comprar o primeiro livro da série, eu tinha achado interessante (apesar da forma confusa que George R. R. Martin introduz conceitos desse mundo), mas nada demais, tanto que larguei o livro pela metade. Até que durante a terceira temporada (que meus pais assistiam), chegou o famoso episódio 9 chamado As Chuvas de Castamere, eu devia estar jogando Skyrim na hora, e só lembro de ouvir gritos de desespero não só da TV mas dos meus pais na sala quando o inacreditável aconteceu (que eu não vou contar pra dar Spoiler, se bem que metade da internet já deve saber o que acontece no fatídico episódio).

Uma história que dispensa clichês e moralismos típicos desse gênero certamente chamou minha atenção, então dessa vez li os três primeiros livros e fiquei fascinado pelo mundo, pela narrativa e pelas reviravoltas de Westeros, é estranho que eu tenha me interessado em Game of Thrones justamente por causa dos Spoilers, que é algo que todos os fãs abominam.

Comecei a acompanhar a série, mas sempre lendo os livros primeiro, pra ter uma visão mais critica da adaptação, e não gostei muito da primeira temporada, acho que eles estavam experimentando bastante do que eles podiam e não podiam fazer, e a série não era muito diferente de outras séries de época mais violentas, como Spartacus.

Foi a partir da segunda temporada que eu comecei a gostar, principalmente pelo episódio da batalha de Água Negra, eu não tinha visto em outra série uma escala tão grande de épico como nessa. A terceira e a quarta foram as melhores temporadas porque foram baseadas no terceiro livro, que é indiscutivelmente o melhor da série.

Então eu estava bem empolgado para essa temporada, apesar de ter olhado torto pra algumas mudanças que iam fazer (onde diabos está Lady Stoneheart e quem diabos foi o animal que disse que seria uma boa ideia retira-la da trama?), mas mesmo assim, eu estava bem esperançoso, apesar de não gostar muito do quarto e quinto livro, achei que a série iria cortar as partes mais maçantes desses livros e extrair o que eles tinham de interessante.

A série começou bem, nada demais aconteceu no primeiro episódio, mas foi um bom descanso após a "tormenta de espadas" que a terceira e a quarta temporadas foram, porém, os próximos cinco episódios continuaram sendo nada demais, e isso certamente incomodou muito os fãs e eu. As mudanças seriam bem vinda se a metade delas não tivessem sido idiotas, agora os SPOILERS irão começar, se você não viu a temporada ainda, não leia pelo menos até a conclusão.

Spoilers: Vejam bem, o Mindinho jamais mandaria a Sansa pra um covil de psicopatas como os Bolton, porque apesar dele ser maquiavélico, ele gosta da Sansa, ele amava Catelyn e duvido que ele mandaria a filha dela para sofrer nas mãos das pessoas que a mataram, mas eu entendo, no livro mandaram Jeyne Poole (uma amiga de Sansa que foi com ela pra Porto Real no primeiro livro) fingindo ser Arya Stark,e na série não existe Jeyne Poole, então era mais fácil mandar uma personagem que todo mundo conhecia do que inventar outra de última hora, mas isso ainda traiu o personagem de Petyr Baelish, ainda mais porque a Sansa estava sendo procurada pela Cersei no momento, como diabos ele ia legitimar um casamento com uma fugitiva acusada de assassinato do rei? Seria burrice pura do suposto homem mais inteligente de Westeros.

Toda a parte envolvendo a Sansa foi só sofrimento e achei um tanto gratuito, até no livro a Sansa parou de sofrer um pouco, na série ela está ainda pior do que estava antes, trocando o psicopata mimado do Joffrey para o psicopata demoníaco do Ramsay, ver ela sofrendo me deixou mais cansado do que chocado.

Nome: Sansa 
Função: Sofrer

Brienne e Pod praticamente nem participaram dessa temporada, tendo só importância no último episódio, eu não tenho muito o que falar sobre eles, só que Brienne ficou encarando uma parede por 8 episódios.

O núcleo de Dorne foi ridículo, e o pior é que o casting dos atores foi bom, mas com aquele script não tinha como fazer algo decente, Jaime e Bronn ficaram em segundo plano num humor muito esquisito, isso é Game of Thrones! um mundo terrível onde qualquer um pode morrer, e não Bater ou Correr em Dorne! qualquer humor que não seja humor negro parece deslocado aqui. Dava pra colocar o Jackie Chan e o Owen Wilson nessa trama e não iria parecer estranho. As cenas de lutas desse núcleo foram de um nível Programa do Didi da Globo, resumindo, essa parte  (com exceção daquela cena de nudez maravilhosa e a cena final do Jaime com a Myrcella) foi bem desnecessária.

Essa dupla dinâmica do barulho vai aprontar mil confusões na terra de areia e sol

A morte de Shireen  me deixou mais chocado do que o Casamento Vermelho, não só por ter sido horrível, mas porque não fez sentido, o que foram todas aquelas cenas do Stannis sendo um bom pai? pra que diabos elas servem se você vai destruir todo o desenvolvimento do personagem até aquele ponto?

"Era pra mostrar o quão longe ele iria pelo trono", não, no livro tem soldados que estavam partindo pro canibalismo e o Stannis não pensou em queimar a própria filha, na série morreu alguns caras e isso foi suficiente. Segundo, porque ele queimaria sua única herdeira? ficou bem claro com aqueles fetos em jarras e a Scamagris da Shireen que ele não poderia ter mais filhos, e nem foi pelo trono, foi por uma batalha só, não importa o que digam, eu não compro isso na série, Stannis é o pretendente ao trono mais burro da história, e isso me parece má escrita e tentativa de choque barato (ou choque Baratheon, sei lá).

 A adaptação de Valyria foi o pior desculpa de orçamento baixo que já vi, no livro, Valyria é um lugar que antes tinha sido um grande império, mas que se tornou um lugar assolado por fogo, erupções vulcânicas e água fervente, ou seja, seria normal ver isso em Valyria:


Que na série virou isso:



Qualé, HBO? essa série é um dos maiores sucessos financeiros da história da TV e vocês me vem com isso?

A parte da Arya foi mediana, no inicio era um tédio absurdo, até parecia que o treinamento para virar um homem sem rosto era esfregar o chão e lavar louça, mas da metade pro final a história voltou a ficar interessante.

Arya esperando algo interessante acontecer nessa temporada

Tirando minha raiva (que certamente vai baixar bastante a nota final), vou dizer coisas que gostei nessa temporada, Tyrion está ótimo como sempre, Daenerys finalmente está deixando de ser uma chata e aprendendo a governar, o núcleo de Porto Real, apesar de eu achar meio corrido, fez um bom trabalho em adaptar a parte do poder da religião em Westeros, até tendo Cersei sofrendo as consequências de suas maldades, a cena da caminhada de expiação foi muito bem feita, fazendo você sentir pena dela, mas ao mesmo tempo sabendo que ela merece isso, Jonathan Pryce como Alto Pardal foi uma escolha genial.

E de longe a melhor coisa dessa temporada foi a Muralha, Jon Snow e Samwell Tarly foram os melhores personagens e tiveram as melhores histórias, principalmente no episódio 8 Hardhome, com aquela cena  final FANTÁSTICA da batalha contra os White Walkers, essa cena sozinha salvou a série de uma nota abaixo de 5 que eu ia dar, sendo extremamente tensa, aterrorizante e muito bem filmada.

Por um futuro com mais disso e menos de Trapalhões em Dorne, Sofrência da Sansa e A Brienne que encarava o nada.

Sobre o final da temporada, o acontecimento com Jon Snow aconteceu nos livros, e na série dava pra ver que ia caminhar pra esse lado, apesar de eu pessoalmente achar uma péssima ideia narrativa se livrar de um personagem que era literalmente a ÚNICA chance de vitória contra os White Walkers, mas sei lá, Game of Thrones já me surpreendeu antes com mortes que pareciam gratuitas, mas que se tornaram grandes pontes narrativas, isso é algo que só vou saber ano que vem com a próxima temporada ou com o possível lançamento de Os Ventos do Inverno.

Fim dos Spoilers

Concluindo, essa temporada foi indiscutivelmente a mais fraca da série, eu não reclamaria se as adaptações feitas não traíssem os personagens, diminuísse a grandeza de um cenário e fizesse escolhas sem sentido, teve cenas que foram bem adaptadas ou mudadas, mas a maioria dos acontecimentos me incomodaram, o que é uma pena, pois até a quarta temporada eu considerava essa uma das melhores adaptações de livro que tinha visto, e eu não reclamei de algumas mudanças naquelas temporadas, por exemplo, eu achei muito legal a Brienne ter se encontrado com o Cão de Caça, foi uma boa mudança e foi consistente, fez sentido, que é algo que essa temporada não teve muito.

Se não fosse por Hardhome, minha nota seria 4/10, mas como esse episódio foi um dos melhores da série, minha nota será:

Nota Final: 6/10

Alias, saiu uma música do Mastodon sobre Game of Thrones muito boa, junto com o tema principal
e Seven Devils de Florence + The Machine, é uma das melhores músicas associadas ao universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário