segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Genialidade Musical: I'll Keep Coming - Low Roar



Olá pessoal!

Estava pensando em novos tipos de artigos e um em especial veio a minha cabeça, uma análise de músicas que considero geniais, tanto a estrutura e conteúdo da letra quanto a parte instrumental, pois existem músicas que não são apenas uma diversão passageira, mas sim poesias profundas e significativas.

A escolhida dessa postagem foi I'll Keep Coming da banda islandesa Low Roar, do álbum "0" lançado em 2014, é uma banda extremamente desconhecida com  influência de Radiohead, e eu pareceria um belo Hipster se não admitisse que só ouvi a música por conta de um trailer.

O trailer em questão é do jogo Death Stranding, o novo game do famoso Hideo Kojima (criador da série Metal Gear Solid) e estrelado pelo ator Norman Reedus (o Daryl de The Walking Dead), o trailer é completamente abstrato, ninguém faz ideia do que ele realmente significa e já existem várias especulações sobre do que o jogo se trata.

A música logo se tornou consideravelmente famosa, o vídeo oficial já tem 1 milhão de views, tudo bem que não é nada demais, mas para uma banda pequena e alternativa da Islândia, é muito mais do que eles imaginavam.


A música chamou minha atenção de primeira, assim como o trailer, ela é bem abstrata, mesmo que a mensagem por trás dela seja consideravelmente simples.

Então irei analisar passagem por passagem da música para mostrar porque I'll Keep Coming é genial.


Nos momentos iniciais, você apenas ouve um som contínuo (que parecem conchas batendo) que mal podem ser considerados uma música, e começa o som do fundo, um sintetizador bem pesado e entra o vocal.

"Faintly, I'll go
To take this, Head on..."

Que significa "Fracamente, eu vou encarar isso, de cabeça erguida", o som opressivo ao fundo dá a ideia de alguém caído, quebrado, mas com uma promessa.

"Soon i'll come around
Lost and never found
Waiting for my words
Seen, but never heard
Buried Underground..."

"Logo eu estarei aí, perdido e nunca encontrado, esperando por minhas palavras, visto, mas nunca ouvido, enterrado no chão...".

Agora a ideia fica mais clara, a pessoa se sentiu perdida, muda e enterrada, a própria letra é vaga enquanto a isso, mas a faixa continua tomando forma, agora com vocais ao fundo, lembrando que todos os sons anteriores ainda estão tocando em paralelo.

"But i'll keep coming..."

"Mas eu continuarei voltando",  a batida começa e lembra o batimento de um coração, e outro som estranho e forte toca, é como se a pessoa estivesse voltando a vida.

"Wipe those tears off
And make your heart proud..."

"Limpe essas lágrimas, e faça seu coração ter orgulho"  significa deixar a tristeza de lado e lutar por algo melhor. O trecho anterior "Soon i'll come around..."  é repetido novamente, mas dessa vez com um novo significado, é como relembrar e reafirmar que:

"Eu continuarei voltando"

E isso é repetido até o fim da música, dando a ideia de que não importa quantas vezes ele caia, ele continuará voltando de novo e de novo, e a música está completa, todos os sons estão alinhados, aqueles sons abstratos e sem sentido do inicio tomam forma, assim como a pessoa.

I'll Keep Coming é uma música de superação, existem milhares dessas, mas essa é especial, pois não é apenas a letra que fala disso, é toda a estrutura da música, o timing entre os sons e os vocais e o que eles querem dizer, a própria faixa mal começa como uma música e vai se tornando uma ao final.

A escolha para o trailer foi perfeita, pois os acontecimentos do vídeo combinam, um homem deitado na praia (sons de conchas tocando no fundo), a letra de superação enquanto ele se levanta e o ápice da música quando ele olha para o céu e vê as figuras voadoras.

Não somente isso, pois essa escolha foi totalmente intencional, os fãs mais ligados de videogame irão notar que a música combina até mesmo com o próprio criador do jogo, Kojima foi demitido após quase 40 anos de trabalho na Konami por diversas desavenças com a empresa, ele deve ter ficado um tanto abatido, mas ele "continuou voltando", tanto que essas foram exatamente as palavras dele ao aparecer no evento para mostrar o game, ele disse ao público: "Eu voltei!".


Por isso considero "I'll Keep Coming" uma música genial, a banda pegou um tema bem batido (mas completamente universal) e fez algo novo e interessante, e agora toda vez que eu me sinto pra baixo, eu gosto de ouvi-lá e lembrar que eu mesmo "continuarei voltando".

Bem, é melhor que ouvir "You're the best around" pela bilionésima vez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário