sábado, 31 de outubro de 2015

Especial Halloween: filmes que eu assisti esse mês
Parte 2

Aventureiros do Bairro Proibido (1986)
Dirigido por John Carpenter


Esse filme pra mim é a definição pura dos anos 80, é idiota, risível, divertido e inesquecível, e provavelmente é responsável pelo meu gosto por filmes trash, pois eu me lembro muito bem de ter visto esse filme quando criança na Sessão da Tarde em 2005 (deve ter sido a última vez que passaram), e ter total conhecimento de que o filme era tosco, mas mesmo assim eu estava amando cada minuto.

Heróis de verdade não tem tempo pra limpar o batom dos beijos de suas amadas

O filme é meio que uma paródia de filmes B de Kung Fu, com magia, monstros mal-feitos e Kurt Russel pra acrescentar o show. Na trama, o caminhoneiro Jack Burton se encontra numa aventura no meio de Chinatown, onde ele enfrenta um feiticeiro antigo que sequestra a noiva de um amigo chinês dele, porque ela é uma chinesa de olhos verdes e faz parte de uma profecia.

Uma caveira de neon, nada grita mais anos 80 do que isso

Toda a produção é bem trash, até pro nível de John Carpenter, mas considerando que os filmes dele tinham todos sido um fracasso de bilheteria (até o ótimo Enigma de Outro Mundo), eu não fico surpreso com o baixo orçamento, e isso dá um charme pro filme, tudo é exagerado, os clichês dos anos 80 estão em todo o lugar, os efeitos já eram datados na época. Mas o filme é estupidamente divertido, Russel faz o personagem mais carismático e engraçado de sua carreira, o vilão é uma diva chinesa típica desse estilo de filme (ele solta poderes até das suas unhas gigantes), o humor é muito bem feito, já as cenas de ação variam, algumas são muito boas, outras são bem toscas.

Gueixa ou imperatriz?

De qualquer forma, eu amo esse filme, é o meu favorito da combinação John Carpenter + Kurt Russel, porque apesar de todos os outros filmes dessa dupla serem bem legais (talvez Fuga de Los Angeles um pouco menos), esse é o que mais tem um espaço no meu coração.

Abismo do Medo (2005)
Dirigido por Neil Marshall

Poster animal inspirado na obra de Salvador Dali
Eu lembro de muita gente falando sobre esse filme em 2005, por ser um filme de terror bem efetivo com um conceito bem simples, a trama é de um grupo de garotas aventureiras, que após um acidente traumático, ficam um ano sem fazer nada,então elas se reúnem mais uma vez para explorar uma caverna, só que o caminho é bloqueado e elas ficam presas, como se isso já não fosse o suficiente, elas precisam enfrentar monstros dentro da caverna.


Abismo do Medo é um dos filmes mais claustrofóbicos já feitos, a escuridão e o pouco espaço reinam durante o filme todo, sempre causando um sentimento de incômodo. O filme é bem feminino também, só aparece um cara no inicio do filme, depois nós só vemos o grupo de mulheres, e eu fiquei surpreso em ver que todas elas eram bem duronas, é como se em Alien, todos os personagens fossem a Ripley, a personagem Juno (Natalie Mendoza) em específico dava mais medo que os monstros. As atrizes são muito boas, em algumas cenas o diretor não colocou no script que os monstros iriam aparecer, então as vezes os sustos que elas levam são totalmente reais.


 O roteiro é bem simples, mas é a competência do diretor Neil Marshall (que dirigiu os episódios de guerra em Game of Thrones, o nono episódio da segunda e da quarta temporada), que consegue muito bem fazer o espectador sentir frio nas cenas fora da caverna e sentir falta de ar nas cenas dentro da caverna, as cenas de terror são bem violentas e sangrentas, o que pode incomodar alguns,e os efeitos de gore foram muito bons.


Não tenho muito a reclamar, só em algumas cenas com um CG que envelheceu bem mal e alguns sustos bem baratos, já o final não me deixou tão surpreso assim, e lembro de muita gente ter dito que o final era muito bom, se você é acostumado com filme de terror, não é nenhuma surpresa. Eu também não o acho exatamente assustador, eu acho bem tenso, mas o filme faz o ótimo trabalho com o que tem.


Curiosidade: há uma parte no reboot de Tomb Raider (2013) que é uma homenagem a esse filme.


Canibais (2015)
Dirigido por Eli Roth



Eu tive o estômago suficiente, mas não há muito o que falar sobre esse filme, o nome diz tudo, é um filme sobre um grupo de ativistas que é capturado por uma tribo de canibais e são comidos vivos. Assim como uma critica que eu li no Rotten Tomatoes, eu não sei se a ideia do filme era ser uma comédia de humor negro ou se minhas risadas eram meu mecanismo de defesa psicológico contra toda a violência mostrada, apesar de até o humor ser bem fraco.


O filme é bem imbecil, as atuações são péssimas, o humor não funciona bem, por exemplo, tem uma cena onde um dos personagens coloca maconha num cadáver para deixar os canibais chapados pra poder fugir, e depois os canibais ficam com larica e comem o cara como zumbis. Os personagens, com exceção da mocinha e de um gordo negro que obviamente é o primeiro a morrer (por ser gordo e negro), todos os outros personagens são babacas e você meio que espera quando os canibais vão matar eles de uma vez, um personagem em especifico é o que mais merece morrer e ELE NÃO MORRE, o que só te deixa frustrado no final.


Ainda mais que o gordo maneiro morre de forma horrível, é a primeira cena de morte e é pra mostrar que o filme não está de brincadeira com a violência, eu não vou mostrar nenhuma imagem dele morrendo, mas eu vou dar uma dica, conhece o famoso ritual da Tortuguita? pois é, só trocar a Tortuguita pelo gordo.
E o final é um lixo absurdo obviamente feito para planejar sequências. Eu sei que o filme é uma homenagem aos filmes exploitation de canibais como o clássico italiano Holocausto Canibal, e ele dá exatamente isso no caso da violência, mas ele é imbecil demais pra assustar, e é brutal demais para ser engraçado, então só acaba sendo um experimento falho.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)
Dirigido por Tim Burton


Eu considero esse filme o irmão de A Múmia de 1999, pode parecer uma comparação idiota, mas ao analisar bem, eles tem duas coisas em comum. Primeiro é a época, ambos foram lançados em 1999, segundo, ambos não foram muito bem de critica, isso porque muitos entenderam errado o tom dos filmes, eles são bem idiotas, com muito mais humor do que o terror, mas ambos divertem.

Na atmosfera de Halloween 

O visual e atmosfera do filme são perfeitos, Tim Burton sabe melhor do que ninguém como fazer visuais de horror gótico, o filme tem um elenco bem conhecido, com Johnny Depp, Christina Ricci, Michael Gambon (o segundo Dumbledore da série Harry Potter) e o melhor uso (ou desuso se preferir) do talento de Christopher Walken, ele faz o papel do Cavaleiro com a cabeça, e ele só faz caretas e grita para a câmera em todas as cenas que ele aparece.

Vamos chamar um ator renomado só para fazer ele grunhir em todas suas cenas?

O roteiro é bem fraco, tem pouquíssimos elementos da história original, eu recomendaria assistir ao original da Disney para ver uma adaptação melhor da lenda, mas o fator que muitos não notaram é que esse filme é uma homenagem aos clássicos filmes da Hammer, uma produtora dos anos 50,60 e 70 responsáveis por vários remakes de clássicos do terror, como Drácula, Frankestein e A Múmia, e é de onde atores lendários como Christopher Lee e Peter Cushing vieram.

Parece tinta, mas é só sangue mesmo

É só ver pelo humor do filme, ou até o exagero no sangue (que é mais vermelho que tinta, tanto aqui quanto nos filmes da Hammer) pra notar as homenagens ao estúdio, do qual Burton se inspirou muito em sua carreira. A primeira vez que eu vi o filme, eu não tinha gostado muito exatamente por achar ele bobo, foi quando eu vi uma análise do Nostalgia Critic sobre o tom do filme, que eu olhei com outros olhos e acabei me divertindo bastante.

Paranorman (2012)
Dirigido por Chris Butler e Sam Fell


Como último do filme do mês, para comemorar de certa forma o Halloween (pois de todo o resto não tem como aqui no Brasil, só resta ver filmes de terror mesmo), eu escolhi Paranorman, uma animação do mesmo estúdio de Coraline, eu escolhi porque esse filme é a mistura perfeita de humor, terror e até drama, o que o faz ótimo para terminar o mês do terror.

Minha cara durante todo o ensino médio

A história é bem parecida com o Sexto Sentido, um garoto chamado Norman consegue falar com os mortos, e ele é o único capaz de liberar sua cidade de uma maldição de uma bruxa. A animação é ótima, mas isso é o mínimo que se espera do mesmo estúdio de Coraline, o que realmente me conquista nesse filme é que ele é uma iniciação para uma nova geração com o gênero de terror, ele homenageia vários estilos diferentes, você tem zumbis, bruxas e fantasmas no mesmo filme,


E assim como todo bom filme de terror, Paranorman têm suas camadas, ele mostra que os verdadeiros monstros são as pessoas, há uma cena genial e hilária onde os zumbis ficam assustados ao ver o modo como as pessoas agem, e essas pessoas são as primeiras a atacarem, há também uma história muito triste sobre a bruxa acusada injustamente pelo grupo religioso da cidade, isso é algo bem único em um filme infantil, são assuntos bem adultos, e sinceramente, eu acho ótimo que crianças já tenham uma ideia desses assuntos, há até um personagem que se revela gay no final do filme, e tudo é entendido como totalmente normal, exatamente do modo como deveria ser.

Você não esperava chorar nesse filme, mas você vai

Eu considero Paranorman um novo clássico de Halloween, por ser um filme corajoso voltado ao público infantil, mostrando assuntos adultos, mas com o humor e diversão de um filme para crianças.

Alias, o trailer desse filme é o meu trailer favorito desde 2012 até hoje.

 
"Você não se torna um herói por ser normal"

Bem, esse é o fim do artigo, esse foi um mês divertido, apesar que teve vários filmes que eu tive que deixar de fora, e que eu realmente queria citar, como Suspiria e Um Drink no Inferno, mas não tive tempo para assistir e escrever algo sobre, provavelmente no próximo outubro, ou durante o ano de 2016, eu falo sobre eles.

De qualquer forma, sobre não acontecer Halloween aqui no Brasil, e ao invés disso termos mais um dia chato e monótono, eu na verdade gostaria de um dia realmente especial, sendo da nossa cultura e folclore mesmo, é teoricamente Dia do Saci , mas você não vê ninguém mencionando isso de modo algum, eu quero ver gente vestidas de Saci, Boitatá e Curupira pedindo balas e pirulitos em casas, é claro que nossa politica e violência já são bem assustadoras, e vamos admitir, medo só é divertido quando não há nenhum perigo real, mas eu adoraria um dia de fantasia, onde tivesse lugar para doces ou travessuras, algo inocente, envolto em névoa, mistério, fantasias e sangue falso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário