segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Akira Yamaoka: Silent Hill's Greatest Hits.



A trilha sonora de Silent Hill do primeiro até Shattered Memories foi composta por Akira Yamaoka, antes do primeiro jogo, ele fez a trilha do jogo Sparkster: Rocket Knight Adventures 2 para Sega Genesis (Mega Drive), e participou das trilhas de Contra: Hard Corps e Gradius.

Ele se voluntariou para a trilha de Silent Hill 1, dizendo que ele era o "único capaz de fazer essa trilha".E ele se provou correto nessa afirmação, pois a música em Silent Hill é simplesmente a alma e o coração do jogo, sem ela, talvez eu não fosse tão fã da série.

As músicas são tão boas que no filme só precisaram fazer uma playlist de músicas do jogo para incluir na trilha sonora.

E hoje farei um artigo sobre minhas músicas favoritas dos jogos da franquia, um Greatest Hits (aquelas compilações com os maiores hits de algum artista) da série Silent Hill, falarei de jogo por jogo, mas apenas sobre as músicas que considero importantes.

Mas primeiro, vale falar sobre as inspirações musicais de Yamaoka, entre elas estão Metallica, Depeche Mode, Trent Reznor da banda Nine Inch Nails e Angelo Badalamenti (compositor da maioria dos filmes do nosso querido David Lynch).

Badalamenti e suas música suaves, relaxantes e com um sentimento de estranheza ao mesmo tempo, uma característica que veremos muito ainda

Alternâncias entre tristeza e agressividade como algumas faixas do Metallica


 O som industrial de Trent Reznor, característica dos cenários infernais do jogo

Silent Hill(1999).



O primeiro jogo da série tem um número pequeno de faixas, apenas QUARENTA E DUAS FAIXAS, a maioria delas é apenas o som de alguém arranhando um quadro, batendo num tonel ou numa grade, só sons para te deixar o mais desconfortável possível, mas temos algumas boas melodias no meio.

A primeira faixa já é pra te pegar de vez, Silent Hill Theme é a música da abertura, ela começa com um violão e já parte para outros instrumentos, ela parece uma música de interior dos Estados Unidos mas com um toque de estranheza, tristeza e até esperança.
Eu adoro todas introduções da série, pois elas não dizem absolutamente nada sobre a história, mas você entende todo o estilo pelas cenas e principalmente pela música.


All não é exatamente uma música, ela é só um som metálico que se repete e vai ficando mais alto, essa faixa foi feita para te jogar na dimensão infernal do jogo.


Ain't Gonna Rain também é só uma faixa para te deixar extremamente nervoso, com uma batida agressiva de ranger os dentes.


My Heaven é a mais assustadora, só imagine você jogando esse jogo de madrugada e essa linda composição começa a tocar, ela soa como bebês chorando numa distorção demoníaca.


Agora finalmente deixando as faixas infernais para trás, Not Tomorrow é uma música simples mas muito memorável.


Tears of ... é a faixa "dirigindo a noite" do jogo, ela é suave e é uma boa recompensa após o inferno que você passa pelo game.



E She segue a mesma linha, e junto com Silent Hill Theme é minha favorita desse jogo:



Silent Hill 2(2001):




O segundo jogo é o trabalho favorito de Yamaoka, ele próprio disse que esse era o jogo que ele mais tinha orgulho de ter composto, e é o favorito de muitos fãs(eu inclusive).


Theme of Laura é possivelmente minha faixa favorita na história dos videogames, e é uma das razões desse ser o meu jogo favorito de todos os tempos. A música tem tristeza e felicidade andando juntas durante toda sua duração, e esse é exatamente o sentimento que Yamaoka queria passar, ele queria fazer algo que fosse melancólico mas também cheio de esperança.

A World of Madness tem tudo explicado no titulo, Um Mundo de Loucura, essa faixa é bem atmosférica e serve para lentamente te jogar no mundo surreal de SH2.


Promise(Reprise) é uma linda melodia triste, e o público comum deve conhecer ela pelo filme em 2006, que utilizou essa música em vários momentos.


Heaven's Night é uma música bem relaxante, mas misteriosa.


Angel 's Thanatos é a música mais pesada do jogo, e ela parece muito algo de uma banda de heavy metal.


Fermata in Mystic Air é a mais assustadora do game, ela não é desconfortável como as faixas do primeiro jogo, mas ela tem um som estranho, quase alienígena que causa pavor.


Love Psalm só está na edição especial do game, mas é uma das minhas favoritas, eu amo esse solo de guitarra.


Laura plays the Piano é extremamente atmosférica, é como eu imagino o som da tristeza, o piano com o eco fazem um ótimo trabalho aqui.


Esse piano em True fala por si próprio:


Overdose Delusion soa muito como uma música de rock alternativo.


E pra terminar com chave de ouro, Promise:



Silent Hill 3(2003):


Eu achei esquisito uma adolescente de 17 anos (Heather, a principal do jogo) ser sexualizada na capa, dai eu lembrei que o jogo era japonês.

Dessa vez Akira Yamaoka não é só o compositor do jogo como virou produtor do jogo, e uma grande evolução foi que agora o jogo tem músicas cantadas, e então nasceu a dupla Akira Yamaoka e a dubladora Mary Elizabeth McGlyn que fez os vocais.

Silent Hill 3 foi o primeiro da série que joguei, e na época eu era um cagão pra esse tipo de jogo (hoje é meu gênero favorito). e eu nem esperava passar de cinco minutos nele, então essa intro aparece:


Eu achei essa introdução e essa música tão boas que me fez jogar o jogo inteiro mesmo eu estando com um medo foda. O nome da música é You're Not Here e só pelo valor nostálgico ela já virou uma das minhas músicas favoritas.

End of Small Sanctuary é uma ótima forma de introduzir a personagem principal, o som tem cara de adolescência, mas ainda contém o feeling de estranheza tão tipico da série.


Breeze - In Monochrome Night, perfeita para dirigir a noite.



Na verdade, boa parte da trilha é ótima para se dirigir a noite, essa é Please Love Me, Once More que toca durante o momento mais triste do jogo.


Engraçado, Letter - From The Last Days toca durante uma cena que envolve dirigir a noite.


Dance With Night Wind



Never Forgive Me, Never Forget Me tem uma vibe Arquivo X.



Prayer me dá arrepios.

Rain of Brass Petals



I Want Love mostra o grande poder vocal de McGlyn.


Silent Hill 4: The Room(2004):


Melhor capa, apesar de nem parecer que é do jogo

Silent Hill 4: The Room é um jogo complicado, ele tem boas ideias mas a execução não foi muito eficiente. Porém, a trilha sonora se mantem impecável como sempre.

Essa trilha também contém uma cacetada de músicas e a maioria eu nem cheguei a ouvir no jogo, o foco dessa trilha é bem mais experimental e atmosférico, então vou citar as músicas cantadas que são definitivamente as mais memoráveis.

Boa parte da trilha soa assim, e eu certamente recomendo ouvir ela inteira, mas seriam muitas músicas para citar aqui:


Room of Angel é uma das faixas mais tristes e mais assustadoras que Yamaoka já compôs,além do soar extremamente melancólica também tem uma letra que é um soco no estômago, falando sobre o ódio de uma criança para a mãe que o abandonou, que é um dos pontos principais da trama do jogo.


"Here's a lullaby to close your eyes
It was always you that i despised
I don't feel enough for you to cry"

"Aqui uma canção de ninar para fechar os olhos
Era você quem eu sempre desprezava
Eu não sinto o suficiente por você para chorar"

Cradle of Forest é a música dos créditos finais, cantada pela voz forte de Joe Romersa (que é o escritor da maioria das músicas cantadas da série) e com backing vocals de McGlyn, 


Tender Sugar

Your Rain


E Waiting for You que têm diversas referências a SH2, seria uma música de Mary para James, e toca as notas de Theme of Laura em 4:11 da faixa.



Silent Hill Origins(2006):


Silent Hill Origins é um dos que menos gosto da série, falarei mais disso no próximo artigo, e a trilha também é uma das que menos escutei, isso porque acho a maioria das músicas muito parecidas e sem nada de especial, mas irei citar as poucas que gosto:

Shot Down in Flames


O.R.T


Hole in The Sky



Silent Hill: Homecoming(2008):



Homecoming é indiscutivelmente o mais fraco de toda série, a trilha é certamente o único aspecto memorável do jogo.

One More Soul to The Call é uma ótima música de abertura, até tive esperança do jogo ser bom ao ouvi-la.


Eu acho Witchcraft uma composição muito bonita e interessante.

Cold Blood



The Terminal Show



Elle Theme



This Sacred Line



Alex Theme com uma dinâmica musical muito boa.



Silent Hill: Shattered Memories(2010):



Shattered Memories foi o adeus de Yamaoka a série Silent Hill, essa é a última trilha composta por ele, eu pessoalmente acho a trilha de Homecoming melhor, pois esta é consideravelmente tímida comparada as outras trilhas, assim como o jogo é bem mais sóbrio que o restante da série. Mas ainda é uma ótima trilha, eu só esperava algo mais forte, já que esse é o fim de uma era.

Começando com um cover de uma música clássica de Country chamada Always on My Mind, que já foi regravada por Elvis Presley e diversos outros artistas, aqui Yamaoka dá seu próprio estilo na música.


A divertida When You're Gone.


A atmosférica Creeping Distress.


A assustadora e desconfortável Devil's Laughter.


Forsaken Lullaby


Ice


Acceptance: linda, triste e assustadora ao mesmo tempo.



E terminando uma era com Hell Frozen Rain, e esse solo em 3:33 é o adeus de Yamaoka, fazendo menção a primeira faixa que ele escreveu para o game, o tema de Silent Hill:



Atualmente Akira Yamaoka se juntou com o maluco de carteirinha Suda 51 (de Killer 7 e No More Heroes) para compor as músicas dos jogos dele, ele fez a trilha de Lollipop Chainsaw, Shadows of the Damned, Killer is Dead e No More Heroes 2.




Akira foi substituído por Daniel Licht, que é mais conhecido pela trilha sonora da série de tv Dexter, o trabalho dele não é nada ruim, e admiro ele ter mantido seu próprio estilo ao invés de tentar imitar Yamaoka, mas como disse antes, Akira era a alma e o coração da série, se você tira ele, o jogo acaba se tornando uma sombra do que era antes.


E quanto menos falarmos da música do Korn como material de divulgação no jogo, melhor.

Sobre o novo jogo que será lançado em 2016 pelas mãos habilidosas de Hideo Kojima e Guillermo Del Toro, caso decidam tirar Licht, espero muito que Yamaoka volte para a trilha, caso contrário, eu ainda tenho um nome que pode encaixar lindamente em Silent Hills.

Se lembram das inspirações que comentei no inicio do artigo? então, Trent Reznor do Nine Inch Nails virou compositor de filmes agora, e ganhou um Oscar junto com Atticus Ross em 2010 pela trilha de A Rede Social.

Reznor já fez trilhas de videogame antes, como o clássico Quake e o pouco inspirado Call of Duty: Black Ops 2.


E ao ouvir a trilha de Garota Exemplar, acho que Reznor poderia muito bem fazer a trilha de um Silent Hill, e se juntar Yamaoka e Reznor teremos a melhor trilha da história.


Imaginem as possibilidades!!!


No próximo artigo farei um top 7 dos meus jogos favoritos da série.





Nenhum comentário:

Postar um comentário